Home » » Adeus amuletos egípcios! Bem-vindas joias egípcias!

Adeus amuletos egípcios! Bem-vindas joias egípcias!

Written By Márcia Jamille on terça-feira, 1 de agosto de 2017 | 06:52:00

Você, em algum momento, certamente assistiu algum conteúdo no YouTube ou vi algo que foi produzido para ele ser reproduzido em outras mídias, a exemplo da televisão. Apesar disso, algo que está fora da percepção de muitas pessoas é que esta é uma das ferramentas de comunicação mais importantes da nossa época. Sendo ocupada por milhares de criadores de conteúdos que produzem diferentes temas para os mais variados públicos. Obviamente a “concorrência” por atenção é ferrenha.

Exatamente por isso que quando um criador de conteúdo ganha cada vez mais espectadores verdadeiramente engajados isso torna-se uma vitória. E é assim que me sinto com os 3.000 inscritos do canal: são 3.000 pessoas que se interessaram. Imaginem, por exemplo, uma palestra em que o número de inscrições está na base deste número. É muita gente!

Então, para comemorar, organizamos um vídeo super especial sobre os amuletos egípcios seguindo a seguinte lista (que foi liberada no blog #AEgípcia):

2.000 inscritos: Arquitetura egípcia
3.000 inscritos: Amuletos Egípcios
4.000 inscritos: Joias dos tempos dos faraós
5.000 inscritos: Vestimentas durante a Egito Antigo

A organização do vídeo teve início exatamente após o momento em que a meta tinha sido alcançada. Porém, a do roteiro foi um pouco mais demorada já que, ao contrário da arquitetura, amuletos carecem de bibliografias mais extensas e confiáveis. Escrever um roteiro para um tema acadêmico é parecido com a elaboração de um artigo acadêmico, com direito a coleta de informações e checagem de veracidade. Por isso que demorei tanto para organizá-lo. Sem contar as partes dos cortes, a mais dolorosa, já que é totalmente necessário retirar todas as informações “irrelevantes” para o contexto do roteiro, coisas que poderiam confundir ainda mais o público. É duro, mas é a realidade. Contei um pouco sobre a minha saga com este roteiro lá no #AEgípcia também. Clique aqui para ler.



As réplicas de amuletos:

Além do roteiro precisei organizar as réplicas de artefatos. Definimos que todas as peças seriam feitas com biscuit e coloridas com tinta acrílica. Quem ficou responsável por esta parte foi a @marciasandrine, que é ilustradora e formada em Artes Visuais e que é responsável por alguns dos trabalhos visuais do site como as gravações secundárias e algumas ilustrações. Ela ficou responsável por praticamente todas as peças. Para não dizer que não fiz nada eu moldei o nefer, o kheper e a rã. Parte destes objetos demoraram semanas para ficar prontos porque o trabalho ficou pausado por mais de um mês, devido a uma viagem dela.




E sobre a minha camiseta: desta vez escolhi usar uma com um tema de Ankh, claro que fazendo uma referência a outra camiseta, a com o “Olho de Hórus” que utilizei no vídeo especial anterior.



A edição:

Foram quase quatro horas de materiais gravados, dias montando os amuletos e quase uma semana de edição. É isso mesmo que vocês leram: uma semana. Foi o tempo de edição mais demorado do Arqueologia Egípcia. Quem me acompanha no Snapchat ou Instagram viu que foi muito demorado. Precisei, literalmente, tirar uma folga do AE.

Quem já assistiu ao vídeo viu que ilustrações foram utilizadas. É, provavelmente, umas das coisas legais do material. Elas também são da autoria da @marciasandrine. Deu um trabalho do cão organizá-las? Deu! Mas ficou legal.

A recepção de vocês, explorers!

Publicar um vídeo deste estilo dá um medinho. A gente fica imaginado se está tudo ok, se não deu algum problema e o principal: se vocês, ao menos a maioria, irá gostar.
A realidade é que a recepção advinda de vocês foi maravilhosa. Recebi mensagens nas minhas diferentes redes sociais comentando positivamente o vídeo. Fico feliz que tenha sido do agrado, porque, afinal, este vídeo é o meu presente para vocês!

Abaixo o resultado:  



Próximos passos:

Este vídeo foi verdadeiramente desafiador, mas bola para frente! A meta dos 4.000 inscritos já foi alcançada também e agora estou me organizando para o vídeo sobre joias e adornos. Tentarei mais uma vez fazer o meu melhor e espero que vocês o curtam assim como curtiram os dois anteriores.

SHARE

About Márcia Jamille

0 comentários :