Márcia Jamille

Márcia Jamille é arqueóloga com especialização em antiguidade egípcia. Ela começou a se interessar por Arqueologia por influência dos pais, mas foi somente depois dos 13 anos que decidiu que um dia se tornaria uma arqueóloga egiptóloga, começando, desde então, a se dedicar à leitura de bibliografias sobre o assunto. Anos mais tarde, em 2007, ingressou no recém-criado curso de Arqueologia da UFS e um ano depois deu início ao site Arqueologia Egípcia. Em 2010 apresentou sua monografia “Egito Submerso: A Arqueologia Marítima Egípcia” e em 2013 adquiriu o título de mestra na mesma área e universidade com a dissertação “Arqueologia de Ambientes Aquáticos no Egito: Uma Proposta de Pesquisa das Sociedades dos Oásis do Período Faraônico”.

Seu tema de estudo permeia a Arqueologia de Ambientes Aquáticos aplicada ao Egito Faraônico e a Arqueologia da Guerra durante a XVIII Dinastia egípcia.

Publicou em 2014 o seu primeiro livro, Uma viagem pelo Nilo, e em breve publicará o segundo, Tutankhamon, 1922 e o Vale dos Reis.

Atualmente Márcia escreve também no seu blog #Ægípcia e Café Neftís. É pesquisadora associada do Laboratório de Arqueologia de Ambientes Aquáticos e contratada da Contextos Arqueologia.